Páginas

Pesquisar

domingo, 17 de março de 2013

Dica




Por Aline Aurili e Pedro Nuin
O uso da pílula anticoncepcional é muito comum entre as mulheres. Mesmo assim, muitas dúvidas sobre a sua utilização e os efeitos que ela pode causar no corpo aparecem com frequência. Quando seu uso está ligado ao esporte a situação não é diferente.
Segundo a Dra. Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, o ideal seria um período de três meses de adaptação ao anticoncepcional antes do início de uma prática esportiva. “Existe sempre uma fase de adaptação do uso do anticoncepcional no metabolismo da mulher. Três meses de uso geralmente é o período necessário para essa avaliação”, afirma.
Depois disso, o saldo dos efeitos da pílula no organismo feminino tende a ser positivo. “Os benefícios são maiores, podendo causar diminuição de retenção de líquido, de cólicas menstruais e do fluxo menstrual, melhora da tensão pré-menstrual (TPM), controle do ciclo com possibilidade de programação dos treinos, além, é claro, de evitar a gravidez indesejada. Já o impacto negativo pode ser a não adaptação ao anticoncepcional escolhido, causando algum efeito indesejado como alteração da coagulação, da pressão, o aumento do colesterol e dos triglicerídeos e, ocasionalmente, efeito inverso com retenção de líquido”, afirma.
É por este último fator que muitas mulheres associam seu uso ao ganho de peso. Na verdade, acúmulo de gordura nada tem a ver com o anticoncepcional. “Isso está relacionado à genética de cada mulher, não ao uso da pílula. Algumas mulheres, portanto, podem se deparar com retenção de líquido com uso do anticoncepcional, mas a perda hídrica do exercício físico como uma corrida pode promover um equilíbrio. Se este resultado não for atingido é necessária uma reavaliação do tipo de contraceptivo usado e discussão de troca”, diz Karina.
Portanto, correr sob o uso de anticoncepcional não tem nenhuma contra-indicação. Vale ressaltar apenas a importância de se consultar um especialista antes de fazer o uso da pílula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário